Breve história sobre a camisa rubro negra mais amada do Brasil

0
14

O Clube de Regatas do Flamengo é considerado o maior clube de futebol do Brasil. Rivaliza com o Sport Club Corinthians, porém, em números exatos, é um dos times mais amados em quase todos os estados da federação. Em qualquer lugar que vamos, é possível encontrar um flamenguista exibindo orgulhoso sua camisa do flamengo de algum título.

As listras vermelhas e pretas na horizontal são a marca registrada do clube do Rio de Janeiro. Qualquer flamenguista que se preze sabe disso, se perguntado ele irá dizer com toda a veemência que as cores do clube sempre foram preto e vermelho. Cores, inclusive, que dão origem ao apelido do time da gávea, o rubro negro praiano. Rubro que faz alusão ao vermelho e negro às listras vermelhas.

É impossível imaginar que até pouco tempo atrás as cores oficiais do clube eram o ouro e o azul, uma homenagem dos fundadores do Flamengo ao céu do Rio de Janeiro. Além disso, as listas que compõem todo o uniforme do clube desde que o flamenguista se entende por gente, foram implementadas há pouco tempo. O primeiro uniforme foi no estilo papagaio de vintém.

Estilo papagaio de vintém

Quanto um grupo de amigos decidiu fundar um clube para competir nos campeonatos de regatas do Rio de Janeiro, pensaram em homenagear as cores do céu da cidade maravilhosa. Assim, o Flamengo foi fundado e suas cores oficiais eram o azul e o ouro, desenhados em listras grandes e grossas em uniforme maravilhoso.

Porém, como as cores e o tecido eram importados da Europa, ficou caro manter o estilo. No ano seguinte, os fundadores mudaram as cores oficiais do clube para o atual vermelho e negro. Em 1912 foi criado a divisão de futebol, porém, os atletas do rema proibiram os jogadores de futebol, considerado um esporte menor na época, de usarem o mesmo uniforme.

Dessa forma, os jogadores desenharam um uniforme em xadrez, muito em voga na época nas principais equipes do mundo. Composto por quatro quadrados na frente e quadro atrás, um de cada cor, o uniforme recebeu o apelido de papagaio de vintém. Sem conquistar uma vitória em um ano de vida, o clube decidiu que o uniforme era o culpado pelo azar e mudou novamente.

A cobra coral ataca

Assim, em 1914 os diretores do Flamengo criaram o uniforme com listras brancas, negras e vermelhas, que recebeu o apelido de cobra coral, famosa cobra brasileira. A mudança deu certo e no mesmo ano o clube conquistou o primeiro campeonato regional. Com a eclosão da Primeira Grande Guerra, a bandeira da Alemanha se popularizou e como era muito parecida com a camisa do Flamengo, o clube inovou mais uma vez e retirou as listras brancas, deixando apenas as listras negras e vermelhas que permanecem até os dias atuais.

Cem anos depois, o clube lançou o uniforme papagaio de vintém, para comemorar o centenário do clube. Mas parece que a máxima era verdadeira. Em cinco partidas disputadas, o clube não venceu nenhuma e o uniforme foi mais uma vez abandonado por jogadores e torcedores. Em time que se ganha, não mexe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui